top of page

O que a psicanálise chama de resistência?


A resistência é uma das principais ferramentas da psicanálise. Freud a descreveu como sendo qualquer atitude que impeça o paciente de se livrar de seus sintomas. Seja ela verbal, gestual ou corporal, a resistência atua em prol de manter um status defensivo.


Mas o que é resistência?

Resistência é um termo psicanalítico que se refere às forças inconscientes que impedem os indivíduos de alcançar seus desejos ou objetivos. Essas forças podem se manifestar como objeções, dúvidas e críticas que sabotam os esforços para mudar ou alcançar algo.

Comportamentos como chegar atrasado às sessões, desmarcar os encontros de última hora e recusar as intervenções do analista podem indicar a resistência na análise. Isso acontece tanto presencial, quando em terapia online.


Existem várias razões pelas quais os analistas precisam ter muita paciência e sensibilidade quando se trata de entender a resistência. Primeiro, os analistas precisam ter muita paciência para entender por que a resistência está ocorrendo. Eles precisam ser capazes de identificar as causas da resistência na psicanálise e entender os fatores que a estão impulsionando. Somente fazendo isso eles podem desenvolver um plano eficaz para superá-lo.


Em segundo lugar, os analistas precisam ser sensíveis ao fato de que a resistência geralmente é motivada pela emoção. As pessoas geralmente são resistentes à mudança porque têm medo do desconhecido ou porque não acham que a mudança será benéfica.


A resistência é uma grande aliada da psicanálise. É através da resistência que o analista pode encontrar o sofrimento de seu analisando.


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page