top of page

Excesso de procedimentos estéticos pode ser um problema de saúde mental?

Atualizado: 13 de fev. de 2023




É difícil se sentir bem consigo mesmo quando você se olha no espelho e não gosta do que vê, mas não é apenas um problema com sua aparência. A obsessão de nossa cultura pela juventude e aparência pode fazer com que as pessoas se sintam insatisfeitas com sua aparência e com a aparência que têm. É por isso que tantas pessoas recorrem a procedimentos estéticos como botox, preenchimentos e facelifts para lidar com suas inseguranças e reconquistar a confiança. Entretanto, estes procedimentos não estão isentos de riscos e de um efeito negativo sobre sua saúde mental. Portanto, se você acha que pode estar exagerando em seus procedimentos estéticos, pode estar sofrendo de um distúrbio mental.


Excesso de procedimentos estéticos pode ser sinal de dismorfofobia


A dismorfofobia é um distúrbio de imagem corporal no qual a pessoa tem uma visão extremamente negativa e distorcida do seu próprio corpo. Esse distúrbio pode estar dentro das neuroses obsessivas compulsivas, uma série de problemas mentais que causam ansiedade, medo e preocupação excessivas.


O problema é que esses procedimentos podem trazer um falso conforto, pois não resolvem os problemas emocionais e psicológicos que as levam a buscá-los.

Muitas pessoas nem tem ideia de que estão jogando nos procedimentos estéticos um "conforto" para seus problemas. Elas pensam que estão apenas querendo se sentir melhor consigo mesmas, mas na verdade estão utilizando os procedimentos em uma tentativa de se sentirem melhor.


Claro que não podemos generalizar, existem muitas pessoas que usam procedimentos estéticos com uma boa finalidade. Estas pessoas querem se sentir melhor consigo mesmas, e isso é bom.


E importante que o profissional saiba observar durante a consulta, sinais da dismorfia e consiga advertir seu paciente que ele possa estar passando dos limites. É extremamente importante buscar ajuda terapêutica quando se depara com um processo como este.


A terapia online pode ajudar este e outros problemas relacionado a sua aparência. Caso precise de nossa ajuda, basta entrar em contato.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page